O que é business intelligence? E como ele pode ajudar a sua empresa ou seu negócio?

 O que é business intelligence? E como ele pode ajudar a sua empresa ou seu negócio?

Nos últimos anos o acesso a informação por meio de fontes digitais, se tornou algo bastante acessível para grande parte da população. As organizações empresariais cada vez mais necessitam de dados, tanto para resolver desafios no nível estratégico quanto para entender as necessidades dos seus clientes. Com isso faz se necessárias informações claras e concisas a respeito dos objetivos da empresa.

Nesses cenários uma sigla se destaca e que pode mudar o rumo estratégico de uma empresa BI (Business Intelligence) é um termo que designa as plataformas, softwares e práticas utilizadas para dar suporte às decisões estratégicas baseadas em dados. Por meio dos softwares de BI é possível ter o panorama histórico e fazer previsões de mercado, utilizando dados reunidos em sistemas internos, ou fazendo análises externas.



As empresas que têm um bom planejamento estratégico de Business Intelligence, obtêm vantagens competitivas importantes, pois tem suas operações baseadas em mineração de dados e análises de tabelas dinâmicas.

Com esse plano estratégico, permitido pelo BI, a empresa pode fazer uma gestão menos intuitiva, passando a ter uma visão mais estratégica, com planejamentos orientados por dados, que são coletados, processados e analisados para gerar insights importantes para o negócio. Desse modo, é possível ter um conhecimento mais aprofundado sobre os anseios dos clientes e também monitorar a concorrência.

 Esses processos incluem:

  • Mineração de dados: o uso de bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina para revelar tendências em conjuntos de dados grandes.
  • Geração de relatórios: o compartilhamento de análises de dados com as partes interessadas para que elas possam tirar conclusões e tomar decisões.
  • Benchmarking e métricas de desempenho: a comparação de dados de desempenho atuais e históricos para acompanhar o desempenho em relação às metas, geralmente com o uso de painéis personalizados.
  • Análise descritiva: o uso da análise de dados passados para descobrir o que aconteceu.
  • Consultas: fazendo perguntas específicas aos dados, o BI extrai as respostas dos conjuntos de dados.
  • Análise estatística: a aplicação dos resultados da análise descritiva para explorar os dados em mais profundidade usando conceitos estatísticos (por exemplo, como e por que determinada tendência ocorreu).
  • Visualização de dados: o processo de transformar a análise de dados em representações visuais, como gráficos, diagramas e histogramas, para facilitar o consumo dos dados.
  • Análise visual: a exploração dos dados através de histórias visuais para comunicar informações conforme necessário e manter-se no fluxo da análise.
  • Preparação de dados: o processo de compilar várias fontes de dados, identificar as dimensões/medidas e prepará-las para a análise de dados.

Tomar decisões baseadas em dados não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação. Com a produção massiva de dados que temos hoje, quem tiver as melhores práticas de BI, certamente identificará as melhores oportunidades para se destacar em seu mercado.

 

Gostou do post? Então compartilhe já em suas redes sociais e nos ajude a divulgar este material.

 

Fonte: https://www.tableau.com/pt-br/learn/articles/business-intelligence https://blog.milvus.com.br/bi-e-ai-como-fazer-a-uniao-perfeita-entre-eles/

Comentários